terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vampires...



Os Vampiros estão presentes na cultura há mais de 100 anos, e pretendem continuar por mais uma eternidade. Nos cinemas, 'Nosferatu' foi o primeiro clássico, vindo do cinema mudo de F. W. Murnau (1922).
Mas o início da fama dos vampiros nos cinemas se deu pela interpretação de Bela Lugosi em 1931. O enigmático ator vivia 'Drácula', baseado no romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula.
Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura.
Em 1958, Christopher Lee (o Saruman de 'Senhor dos Anéis') assumiu o papel herdado de Lugosi, e gravou um novo 'Drácula'.
Na década de 80, os vampiros dominaram as produções teen. 'Os Garotos Perdidos', 'A Hora do Espanto' e 'Fome De Viver' foram sucessos absolutos. O gênero também ganhou comédias envolvendo os dentuços: 'Amor à Primeira Mordida', com Nicolas Cage, e 'Procura-se Rapaz Virgem', com Jim Carrey.
Nos anos 90, 'Dracula de Bram Stoker' e 'Entrevista com O Vampiro' deram um tom épico ao tema, com superproduções que foram sucesso absoluto nas bilheterias. Mas também teve espaço para filmes divertidos que nunca alcançaram o sucesso nos cinemas, como 'Buffy - A Caça Vampiros' e 'Um Drink no Inferno'. Os filmes sobre vampiros se recriavam através das décadas.
Nesta década, a franquia 'Crepúsculo' retomou os adormecidos vampiros e voltou a lançar moda. Para a equipe do CinePOP, 'Crepúsculo' tem seus méritos, mas não é o melhor filme sobre vampiros produzido. Isso se dá também as diversas séries de TV.
Eu estou fazendo esse especial sobre vampiros e espero que vocês gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário